Munich, a marca de roupas e calçados desportivos, abrirá sua segunda loja fora da Espanha. Localizada no novo centro comercial Costanera Center em Santiago, é um novo desafio para a marca, como um “redesenho” de uma réplica exata da loja de Arena Valencia.
O objetivo principal deste projeto era o de criar um espaço luminoso e aberto para exibir os sapatos de Munich. O espaço busca que os visitantes se submirjam numa espécie de “arena” – estendida como um estádio – um espaço cheio de luz e marcado por uma estrutura suspensa de metal. Os visitantes entram na loja a partir da rua: desde um caos exterior até um espaço organizado com sensatez. Nesta loja, não há diferenciação entre a vitrine e os móveis de exposição, já que estão combinados numa única peça que se estende por todas as paredes do espaço.
A arena está formada pela estrutura metálica, uma segunda pele que rodeia o envelope sem tocá-lo, como se estivesse voando, e que também atua como suporte para os sapatos. Estes estão dispostos dentro dos vazios entre os tubos brancos sem suportes visíveis, como se também estivessem voando como o resto da estrutura. A brancura de todo o desenho faz com que os sapatos apareçam como elementos destacados, obtendo toda a atenção da loja. Desta maneira os sapatos são, então, o elemento principal neste cenário, no qual os visitantes são atores principais.
O desenho fractal da estrutura se baseia em Xs repetidos infinitamente, o símbolo da marca, até no último detalhe: os suportes, a malha e o móvel de recepção, e o sistema de amarração – sempre desempenhando diferentes funções.
A simplicidade deste projeto é expressa na economia de materiais – somente folhas de ferro laçado em branco brilhante para a estrutura perimetral, Corian para a rotulação interior, um teto Barrisol estirado para a iluminação, resina de poliuretano branco com acabamento em vidrado brilhante para o piso, e pele branca e lâminas de ferro para os móveis.